terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Dessa vez decidi compartilhar com vocês uma entrevista interessantíssima com Pio Campo, dançaterapeuta italiano  e diretor do Centro Internacional de Dançaterapia, formado nesta área desde 1992 e exercendo a profissão no Brasil.


Neste vídeo ele fala que não é necessário ser dançarino para exercer a função de dançaterapeuta, e é até melhor que não o seja! Isso se deve porque como Pio Campo fala, tal terapia não diz respeito à passos coreografados mas se importa com o conhecimento do próprio corpo e seus reflexos através de manifestações corporais.
Quando questionado sobre quais enfermidades deve-se recomendar essa terapia, Campo responde que a maior destas é a tristeza. Segundo ele, "a tristeza é um dos momentos em que perdemos o sentido; eu devo à dançaterapia o prazer de estar vivo... e quando comecei, acredito que a coisa maior que me impulsionou a continuar foi descobrir que eu estava começando a ter de volta os meus sentidos.”
Comenta sobre as seções que costumam ser feitas em grupo e também sobre as músicas. Ele diz existir certa variação na escolha musical; isto se deve pelo fato de que assim como outras terapias, dependerá da aceitação dos pacientes. Usa desde música clássica até MPB.
Pio Campo demonstra intenso amor pelo que faz. Ele vê na dança a linguagem do corpo!

Espero que gostem!!
Falarei mais nas proximas postagens a respeito da dançaterapia com surdos e deficientes físicos.

 "Me conduz a dança, dimensão plena do amor, da vida... " [Pio Campo]


Fonte: http://www.dancaterapia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário