sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dançaterapia e deficientes físicos

Essa terapia foi instituída como profissão em 1966 após a criação da Associação Americana de Dançaterapia e desde então, promove a união de dança e psicologia. Com o objetivo de trazer melhorias para aqueles que fazem uso desta, encontrou-se nos deficientes físicos um público que apresentou grandes melhorias com a dançaterapia.
Deficientes físicos ainda sofrem por conta do preconceito e dificuldades de locomoção enfrentadas diariamente. Baixa auto-estima e auto-confiança, além de pouca autonomia pessoal são características frequentemente encontradas em cadeirantes que, com o auxílio do dançaterapeuta, apresentam uma melhora nos recursos de comunicação, a descoberta das potencialidades adormecidas são estimuladas, promove-se a aceitação e o respeito ao próprio ritmo interno e o do próximo, estimulando e  facilitando também a integração social.
Como disse Michelle Villaça Lino (UFRJ), "o profissional de Psicologia pode mediar mudanças nas relações interpessoais, ajudando-os a aceitarem sua deficiência e a desenvolverem suas potencialidades."


Fonte: http://www.espacoaprendizagem.info/dancaterapia/
http://www.psicologia.ufrj.br/boletimip/index.php?option=com_content&task=view&id=7&Itemid=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário